O impacto do Planejamento Financeiro

Atualmente vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, onde surgem tendências a cada momento. As empresas de turismo, inseridas em um mercado bastante influenciado por essas transformações, precisam dar continuidade a planejamentos e devem dar um foco cada vez maior no cliente, afim de fidelizá-los, já que este consumidor está inserido em um mercado mutável e cada vez mais exigente.

A Rumos é uma empresa junior de Turismo administrada por graduandos da área, que há nove anos vem agregando conhecimento para a formação acadêmica e profissional  dos discentes  do curso de Turismo e do Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora. É um empreendimento dividido por departamentos e um destes é o setor Administrativo-Financeiro.

Nosso empreendimento trabalha com software de finanças acoplado ao Excel e conta com o auxílio de um contador que nos dá as devidas instruções para a realização da nossa estrutura do plano financeiro. Após o fechamento de caixa e determinados os custos, despesas, investimentos e receitas, obtemos o balancete, a demonstração de resultados de exercício e o balanço patrimonial. Contudo, o planejamento administrativo-financeiro acarreta uma responsabilidade significativa sobre a função da empresa, já que norteia e dá subsídio ao planejamento estratégico empresarial, mostrando como alcançaremos possíveis benefícios a curto, médio e longo prazo. Assim, pretendemos evitar surpresas desagradáveis para a empresa. Além disso, elaboramos um workshop de apresentações dos possíveis gastos da gestão, o que nos possibilita ter avaliação e controle de todo o negócio empresarial.

Dessa maneira, nota-se que o planejamento financeiro é um instrumento fundamental para o desenvolvimento da vendagem dos nossos projetos, sejam eles na organização de eventos, planejamento ou mesmo pesquisa. Nesta linha de pensamento podemos finalizar dizendo que o departamento administrativo-financeiro é muito mais que simplesmente “fazer contas”, é delimitar amplamente a nossa estratégica.

Rumos – Empresa Júnior de Turismo – UFJF

Leave a Reply