A qualidade faz parte da nossa cultura

Fundada em 1993, por alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa, a Cace Consultoria Júnior proporciona à seus membros oportunidade de crescimento e desenvolvimento, por meio de contatos com diversos processos, ferramentas e situações reais de uma empresa.

A área de Qualidade foi implantada há 10 anos, com o objetivo inicial de trazer organização interna para a empresa e seus processos. À medida que o tempo foi passando, o âmbito de atuação da célula de Qualidade aumentou. Hoje, possuímos três coordenadorias: Coordenadoria de Ferramentas da Qualidade, Coordenadoria de Excelência e Coordenadoria de Gestão do Conhecimento. Contamos com a colaboração de nossos 26 membros para atingirmos a excelência, já que as atividades da Qualidade, em sua maioria, dependem do comprometimento de todos.

Visando manter a qualidade interna, utilizamos o Programa 5S. Temos uma planilha com todos os cinco sensos e os erros referentes à cada um deles, que os membros não podem cometer. São avaliados desde uma agenda fora do lugar até um computador ligado sem utilização. Para cada “infração” cometida existe uma quantidade de pontos que é perdida, de acordo com sua gravidade, sendo que todas as células começam com 1000 pontos. Através de uma “auditoria surpresa” no horário de cada célula da empresa, verificamos se há algo errado de acordo com o conceito dos 5S. A contagem dos pontos é feita mensalmente e a célula que perde mais pontos fica responsável por fazer a faxina do mês na Cace. Se alguma célula não perder pontos, seus membros ganham um prêmio.

Tal ferramenta contribui para que os consultores se acostumem a fazer o que é certo, mantendo a empresa sempre muito organizada, tornando o ambiente de trabalho agradável e proporcionando uma imagem positiva da empresa perante seus clientes.

Além do 5S, temos outras atividades nas quais todos os membros colaboram para alcançarmos a excelência, como a elaboração de cases, atas e relatórios dos mais diversos e  a utilização de uma ferramenta essencial para a resolução de nossos problemas, a DRP. Através de um brainstorming com cada célula e seus membros, fazemos um levantamento de todos os pontos fracos, ameaças e pontos fortes da empresa. A partir de então, o Núcleo de Excelência – composto por todos os diretores, membros da qualidade e outros membros estratégicos – busca soluções para os problemas encontrados, estudando os cadernos do Modelo de Excelência em Gestão, discutindo os pontos estratégicos de interesse da empresa, enfim, buscando o pensamento estratégico conjunto para aumentar nossa qualidade.

Dessa forma, percebemos que a Qualidade não é responsabilidade de apenas uma célula da empresa, mas sim de todos e feita por todos. Hoje, a qualidade faz parte da nossa cultura.

Cace Consultoria Junior – UFV

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