RSE – Compromisso com a qualidade de vida e com as próximas gerações

Como se pode definir a função do governo no Brasil? Representar o povo, tomar decisões e dirigir o país são possíveis respostas. Mas o governo consegue atender a todas as demandas econômicas, sociais, políticas e ambientais do nosso país? Percebe-se claramente que existem grandes dificuldades para manter o controle de tudo. Educação, saúde, lazer, cultura. Muitas áreas, muitas pessoas e muito trabalho. Como a sociedade pode ajudar o governo a gerenciar tantos problemas? E as empresas juniores, de que maneira elas podem atuar como agentes transformadores da realidade?

As empresas juniores (EJ’s) possuem uma grande força na sociedade. São compostas por jovens cheios de iniciativa e vontade. O contato dos juniores com uma possibilidade real de transformação pode se dar através da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que resulta na incorporação de novos conceitos éticos e na conscientização do empresário júnior em relação aos problemas e realidades de seu país. Esse é o casamento perfeito para fomentar grandes iniciativas e profundo crescimento. Uma oportunidade concreta de fazer a diferença.

A responsabilidade social contribui também para uma maior projeção de mercado e para a construção de uma imagem positiva das empresas. Desenvolver essa cultura torna-se quase uma obrigação em uma gestão que pretende manter sua empresa competitiva e sólida em seus respectivos mercados. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes e preocupados em analisar não só os processos e produtos oferecidos, mas também os papéis que as corporações desempenham na sociedade, dando preferência àquelas que estão sintonizadas com as práticas de responsabilidade social.

Na UFMG Informática Jr., empresa junior do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, a responsabilidade social foi implantada com a criação de um núcleo específico em 2010. Para a criação do Núcleo de RSE a empresa contou com a colaboração de outras EJ’s que já haviam consolidado uma cultura de responsabilidade social. No mesmo ano, foi realizado o projeto “Árvore dos Desejos” e com ele foram arrecadados presentes de Natal para crianças carentes. Atualmente, o núcleo continua ativo e cumprindo suas metas estratégicas. Muitos dos participantes do último processo seletivo da empresa relataram que se sentiram estimulados a participar da Informática Jr. devido também às iniciativas do Núcleo de RSE.

Se o governo fizer a sua parte e a iniciativa privada comprometer-se, assim como às empresas juniores, o resultado é uma combinação muito positiva de visões diferentes e complementares que só beneficiam a sociedade.

Leave a Reply