Transparência e compromisso com resultados

Fundada em 1996, a Unifei Júnior, empresa junior (EJ) da Universidade Federal de Itajubá, é a única EJ em Minas Gerais que engloba todos os cursos de uma Instituição de Ensino Superior. A empresa teve também grande participação na fundação da FEJEMG. Alunos dos cursos de Engenharia, Administração, Ciências Atmosféricas, Ciência da Computação, Física, Matemática e Sistemas de Informação, podem ingressar na empresa. O objetivo da EJ é proporcionar a capacitação de seus membros tanto em sua área de graduação como em novas áreas, através da realização de uma extensa gama de atividades e projetos.

Com a experiência de 15 anos no mercado e o crescimento da empresa percebeu-se a necessidade da criação de um órgão para gerir os processos internos. Para suprir essa demanda foi criada a Diretoria de Qualidade que atua em três principais vertentes: melhoria de processos internos, melhoria de projetos externos e o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

A partir da observação da existência de alguma defasagem no controle dos processos internos, foi implantado o Painel de Acompanhamento dos Planos de Ação (PAPA), baseado no uso do mesmo recurso pela Brasil Júnior. O painel possui dois principais objetivos: compromisso com resultados e transparência. Através de uma planilha onde são descritos os principais processos de cada diretoria é possível amadurecer o foco em resultados e prazos, o que leva ao aperfeiçoamento dos processos internos.

A diretoria de Qualidade também tem um trabalho crucial junto à diretoria de Projetos. Cada assessor da Qualidade acompanha e atua, em no mínimo, um projeto da empresa, sempre com foco no registro e documentação do mesmo. Esta atividade é baseada na “bíblia” do gerenciamento de projetos, o PMBOK e através dela, torna-se possível planejar melhor os projetos, identificar os erros antes que eles aconteçam e cumprir uma das mais importantes missões da qualidade, a gestão do conhecimento.

Dentro das incumbências da diretoria ainda estão: auditoria 5S, mapeamento de processos, organização física e virtual da empresa e organização da célula de SGQ, que possui a participação de um assessor de cada uma das diretorias da empresa (Administrativo-Financeiro, Comunicação, Gestão de Pessoas, Projetos e Qualidade).

No ano de 2011 a Diretoria de Qualidade tem um papel atuante e efetivo dentro da empresa, o que reforça a importância de ter a cultura da qualidade inserida no dia a dia da Unifei Jr.

Unifei Junior – Universidade Federal de Itajubá

Leave a Reply