Instituição de ensino, um cliente em potencial

Fundada em 1990, a Empresa Júnior dos Cursos de Administração e Economia da PUC Minas foi a 1ª da capital e a 2ª de MG. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a PUC Consultoria Jr. oferece aos seus clientes produtos a preços acessíveis e de alta qualidade técnica, visando a excelência e o profissionalismo nos serviços prestados. Ao longo dos anos, a EJ construiu um ótimo relacionamento com a instituição de ensino PUC-MG, o que gerou uma aproximação da Pró-reitoria de extensão da universidade (PROEX) e, posteriormente, uma parceria com o Núcleo do Trabalho Produção e Tecnologia (Nutra) cujo objetivo é coordenar, promover e executar projetos nas áreas de geração de trabalho, renda, qualificação para o trabalho, formação de cooperativas, empreendimentos de economia solidária, parcerias com incubadoras tecnológicas, apoio a trabalhadores e inclusão digital.

Essa parceria tem gerado muitos projetos para a PUC Consultoria Jr. Em um deles são realizados serviços para uma incubadora de beneficiamento de frutas desidratadas na região do Barreiro. A proposta da incubadora é gerar trabalho e renda a partir da venda de tais frutas, desenvolvendo o lado empreendedor das integrantes do projeto, propiciando a promoção e emancipação desses indivíduos perante ajudas do governo.

Após visitas a incubadora, a EJ, juntamente com os professores responsáveis pelo Nutra, que coordenam as operações na incubadora, identificaram algumas deficiências na empresa, como a falta de rotinas administrativas e o desconhecimento do seu público alvo nas feiras em que participam.

Tiveram início, em 2011, dois projetos na incubadora: a implantação de rotinas administrativas e a pesquisa de mercado. Quando a pesquisa de mercado foi concluída, foram identificados o público alvo dos produtos vendidos, a percepção dos clientes sobre os produtos e os novos nichos de mercado para os alimentos desidratados. Já o projeto de implementação de rotinas administrativas ainda está em andamento, mas, com um mês de trabalho, foram perceptíveis os resultados. As mulheres que trabalham na incubadora já estão tendo uma boa noção de fluxo de caixa, controle de entrada e saída de mercadoria, emissão de notas ficais, entre outros.

O projeto tem gerado um imenso retorno para os consultores diretamente ligados à incubadora, que tiveram a oportunidade de trocar experiências e passar para as pessoas atendidas o conhecimento de como gerir uma empresa. Com isso, mulheres que até então eram sustentadas pelo governo, passaram a ter renda própria e perspectiva de terem o próprio negócio.

A EJ consegue cada vez mais destaque dentro da PUC Minas através dessas parcerias com as atividades de extensão da universidade, além de sempre ter projetos em execução para que os membros continuem motivados e engajados com a empresa júnior.

PUC Consultoria Jr

Leave a Reply