MEJ: Uma ferramenta para o sucesso e um diferencial

Em um cenário de grande concorrência e em que tanto se ouve falar de empreendedorismo, o mercado busca cada vez mais pessoas diferenciadas. Neste contexto, jovens empreendedores, inquietos pela mudança e que querem contribuir e fazer diferença para a sociedade, identificam no Movimento Empresa Júnior a oportunidade para o alcance de seus objetivos. Mas, como é que o MEJ pode ajudar neste processo?

O contato das Empresas Juniores com suas respectivas federações surge como fator essencial, já que é possível realizar a troca de informações e de experiências com outras EJs, absorvendo assim as melhores práticas de mercado. No caso da Unifei Júnior, Empresa Júnior da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), é importante ressaltar o apoio que a organização tem oferecido à EJs da região bem como os planos de ação para trazer melhorias, tanto em aspectos internos como externos, para a empresa.

Em relação ao apoio às EJs, nos últimos anos a Unifei Júnior foi procurada por alunos de Alfenas (MG), São João Del Rei (MG), Pouso Alegre (MG), Lorena (SP), Uberlândia (MG), da própria UNIFEI (Campus Itabira), dentre outros lugares, para auxílio na abertura e consolidação ou desenvolvimento de suas respectivas empresas. Um grande diferencial deste contato foi devido ao fato de a Unifei Júnior ser uma EJ multidisciplinar e obter um apoio inquestionável da UNIFEI em suas atividades, sendo este realizado por meio de um convênio de parceria estabelecido entre as partes. Por exemplo, para que os membros estejam presentes no MEJ, consegue-se transporte para todas as reuniões da federação ou eventos do movimento, o que facilita e torna viável a participação da EJ, uma vez que a distância é grande e os gastos aumentam consequentemente.

Já no que diz respeito às ações propostas pela Unifei Júnior em 2012, tem-se que um dos focos do planejamento estratégicos da empresa é justamente o MEJ. Para o decorrer deste ano, já estão sendo realizados planos de ações, como o planejamento de INTEJs para todas as diretorias da empresa, de maneira a auxiliar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros. Como a realidade da EJ é diferente, sendo única na Universidade, não há núcleos ou outras EJs para realizar benchmarking, projetos em conjunto, desenvolver ou discutir praticas. E, para minimizar essa dificuldade, foi criada a célula MEJ dentro da empresa, um espaço para discussões sobre o movimento, de forma que se possa retirar o máximo dele e ainda contribuir com nossas práticas.

Além disso, pode-se mencionar a Pesquisa de Reconhecimento da Marca, realizada pela Diretoria de Marketing, com o intuito de consolidar tanto a Unifei Júnior como o MEJ diante dos alunos e professores da Universidade. Nesta pesquisa, buscou-se identificar o nível de conhecimento do movimento e, a partir das respostas obtidas, serão estabelecidas estratégias de divulgação. Porém, de nada adianta ser reconhecido externamente se dentro da empresa a situação é diferente. Sendo assim, outro ponto a ser relevado é a divulgação interna do movimento – a empresa júnior vem estudando alternativas para aproximação com o movimento, principalmente dos membros que ingressaram em 2012 na empresa e ainda conhecem pouco do contexto em que estão inseridos.

Após apresentação da situação da Unifei Júnior no MEJ, pode-se perceber o quão importante é o papel do movimento no desenvolvimento de futuros empresários,  empreendedores e, consequentemente, da sociedade. A partir do contato com pessoas que compartilham do mesmo objetivo, é possível obter resultados mais efetivos e com mais facilidade.

Leave a Reply