Mais fortes e conectados: o MEJ como o Brasil nunca viu.

Reprodução: internet.

A história de uma parceria de sucesso que alavancará uma iniciativa empreendedora.

Muito se fala nos últimos anos sobre um mundo mais colaborativo, onde empresas não precisam ser concorrentes. O mais correto a se fazer é unir forças para que o impacto social gerado seja cada vez maior. Assim começa a história do colaborativismo entre duas EJs que resolveram se unir por um propósito maior, contribuir com a construção de um país empreendedor. O mundo possui a necessidade de se renovar a cada dia que se passa, empresa que não acompanha seu consumidor não sobrevive. Não é difícil identificar diversas formas de atender
certo público-alvo, desde o “arroz com feijão” até as mais inovadoras.  Esta história envolve três EJs da Universidade Federal de São João del-Rei, a UFSJ. Falamos da Mosaico, EJ do curso de Comunicação Social – Jornalismo, Linked, EJ dos cursos de Ciência da Computação, Administração e Engenharia, e Perfil, EJ do curso de psicologia.

 

Realizando a captação do projeto

Tudo começou na Mosaico com o objetivo de iniciar o ano “fora do zero” e se encaixar no Selo EJ. Uma campanha foi feita no mês de janeiro ofertando 20% de desconto e outra campanha no carnaval com 10%, que durou de fevereiro até a primeira semana de março. Com uma prospecção passiva via Facebook, um psicólogo e pós-júnior da Perfil entrou em contato. Ele precisava de um site para sua nova ideia e também toda a identidade visual: logo, nome, cores e gerenciamento de redes sociais. Visto a oportunidade, a Linked foi contatada
pela Mosaico. A sinergia entre ambas as partes foi tão grande que não só um contrato foi assinado, mas as
duas EJs descobriram que se completam.

 

O potencial da união entre duas empresas

A parceria entre empresas pode impulsionar as vendas como nunca imaginamos antes. Não é incomum um potencial cliente precisar de mais de um tipo de serviço de diferentes áreas. Foi com esse raciocínio que a Mosaico e a Linked descobriram como realizar ações compartilhadas. Mas quem irá contar isso a vocês são as próprias Conselheiras Multiplicadoras das EJs. “A Yohana, atual presidente da Linked, comentou certa vez que muitos clientes chegam até a EJ em busca de um site, mas não possuem uma logo ou qualquer outra identificação daquela marca ou iniciativa. Por vezes a própria EJ tinha que dar um jeito de construir alguma identidade visual para aquele cliente.”, disse a Yasmin, atual presidente da Mosaico. “O serviço da Linked com a Mosaico é literalmente o complemento, porque a gente realiza o desenvolvimento do site só que precisamos do conteúdo e parte visual, que é a parte final do site. Muitos clientes não têm uma identidade visual, apenas pedem o site, mas não têm uma marca, um layout, um conteúdo em si. Então a Mosaico acaba complementando a gente, dando um toque final no site com o conteúdo e toda identidade visual.”, disse a Yohana, atual presidente da Linked.

 

O trabalho a ser realizado nessa parceria de sucesso

Como dito pelas próprias presidentes das EJs, o projeto consiste no complemento entre as áreas de atuação de ambas. O papel da Mosaico será criar toda a identidade visual do empreendimento do cliente, criação de conteúdos para o Blog, adaptando o material fornecido pelo cliente, criação de artes e o gerenciamento das redes sociais, Facebook e Instagram. Já a Linked irá criar o site, que vai falar sobre o empreendimento, o cliente, suas formações, os serviços que ele oferece, o método utilizado no trabalho do mesmo, além de ter o Blog que contará com textos psicoeducativos e também será uma ferramenta para agendamentos.

 

O sentimento de compartilhar ações com outra EJ

Para algumas pessoas que ainda não possuem sentimento de rede pode parecer estranho trabalhar com outra EJ ou compartilhar serviços. Mas depois deste case, podemos enxergar claramente como as ações compartilhadas podem alavancar mais de uma EJ ao mesmo tempo. “Há uma ajuda, uma complementação de tarefas, a possibilidade de agregar com pensamentos que as vezes não tínhamos ainda, outros serviços, maneiras de trabalhar, formas de melhorar inclusive em projetos da Mosaico, facilitando a vida do cliente e dos membros da
EJ. É uma oportunidade de crescimento, amadurecimento e conexão entre as EJs e alinhamento com a rede.”, disse a Yasmin. “Existe o impacto da ação compartilhada para as EJs, que estamos voltando a fazer depois de muito tempo. Pelo menos para a Linked, o projeto está deixando os membros bem mais motivados em relação a ter o contato com outra EJ, a causar um impacto positivo à sociedade. É realmente um legado que estamos deixando para as próximas gerações.”, disse a Yohana.

 

Compartilhar faz bem!

Muitas outras EJs também estão realizando projetos em conjunto. Nosso MEJ é gigante, tem um potencial imensurável de desenvolvimento. Sozinhos somos ótimos, mas juntos somos imbatíveis! Nós nos completamos. Por um MEJ mais forte e conectado, pela construção de um país empreendedor e pela formação de empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. É assim que nos imaginamos como rede, mas não chegaremos lá se não caminharmos unidos. Depois de ler este case sobre a ação compartilhada entre a Mosaico e a Linked, o que acha de procurar a outra metade que irá complementar sua EJ?

 

Gabriel Kaneko

Leave a Reply